Membros
Danilo Gomes
Sobre nós
O Coletivo Gueto Cine começou sua atividade artística em 2013, a partir de formações em fotografia e vídeo oferecidas no Ateliê Multimeios da Fábrica de Cultura do Jaçanã.
As primeiras formações do ateliê multimeios envolviam atividades de grafite, lambe lambe e saídas culturais (Teatro, Museu e Parques). Nesse momento, éramos um grupo de aprendizes e já fazíamos diversas coisas juntos, mas não tínhamos, ainda, uma noção coletivista. Isso tinha a ver com a formação que recebíamos e que nesse momento focava em desenvolvimento de nossas habilidades pessoais.
De 2013 a 2017 diferentes educadores foram contratados para as formações do ateliê. Em alguns casos o educador focava seu curso na fotografia, em outros na a experimentação fílmica e na prática de roteiro, teoria do enquadramento fotográfico, direção de arte e montagem. E foi com essas experiências que começamos a compreender melhor as diferenças entre participar de uma ação coletiva proposta, e ser parte de um coletivo que pensa e propõe suas próprias ações e projetos.
Em 2017, o integrante Flávio Galvão foi contratado pela POIESIS para ocupar a vaga da antiga professora, sendo assim, nosso novo educador de audiovisual na Fábrica de Cultura do Jaçanã, localizada numa zona periférica da zona norte de São Paulo onde a conexão Gueto Cine-FABCINE, aconteceu. Éramos os únicos alunos a permanecer no curso desde o início, e por isso, tínhamos passado por diversos educadores diferentes, diversas aulas e diversas formas diferentes de pensar.
Após alguns meses de curso, o educador nos chamou com com uma proposta: elaborar um projeto para o edital do Fomento à Cultura da Periferia 2017. Não sabíamos bem o que era, mas topamos e a ideia do projeto foi: criar uma SEDE pro nosso núcleo (contratando trabalhadores da região para a prestação de serviços), onde faríamos uma oficina para formação de 15 pessoas por três semestres; comprar equipamentos que possibilitassem um registro audiovisual para o Gueto Cine; reformar a "kombosa" (veículo de comunicação audiovisual comprada pelo Coletivo FABCINE, com o intuito de fazer um bate-papo com diretores cineastas brasileiros após a exibição de seus filmes, entre outras atividades); fazer saídas para intervenções culturais entre outras atividades.
Uma das ideias foi entrevistar artistas famosos que residem na região, como: escritora Jacira, cantora Dandara, MC Tig, KL Jay e MC Edi Rock, daí surgiu o nome projeto: FABCINE MÓVEL, por essas bandas. Para dar duplo por ser um projeto itinerante, onde vamos espalhar cultura por diversas áreas periféricas da zona norte e por estar proposto nele montar um curta-metragem com artistas da região.
Atualmente o Coletivo Gueto Cine conta com apenas 3 integrantes, sendo Alexandre Gomes, Danilo Gomes e Emilly Reis.